quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Estação 3: Oito Desafios para a Formação de Professores segundo Bernadete A. Gatti

Bernadete A. Gatti, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutora em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University, destaca oito desafios na formação de professores.
1.      Enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos: Ausência de visão heterogenia dos alunos. O professor deve ter noções básicas de antropologia e sociologia para saber lhe dar com as difereênças socioculturais, religiosa, comportamentais, etc, dos alunos.
2.      Definir um perfil profissional claro: Esse perfil ou identidade só é definido no exercício do magistério, e não antes, durante a formação. O professor deve conhecer a instituição, escola, universidade, de forma concreta. Assim como o estudante de medicina é apresentado ao hospital. O professor também deveria ser apresentado a escola.
3.      Formar formadores de professores: Não se sabe exatamente sobre a formação de formadores de professores. O que ocorre é que o formador de professores não tem qualificação específica para formação de professores. O deixa a desejar.
4.      Integrar as áreas de conhecimento: Existe uma fragmentação institucional de formação. Há uma dissociação entre os sistemas educacionais e as universidades. Existe pouca interação entre elas. O que faz com que a teoria e a prática não se juntem.
5.      Criar uma carreira atrativa: A carreira de professores não é vista com bons olhos entre a maioria das pessoas, o que é verdadeiro. Ela não é atrativa para a maioria dos seguimentos. O salário por exemplo, deixa a desejar.
6.      Favorecer o módulo escolar: Deve-se da equipe de professores da escola extrair ao máximo de sua formação. Por exemplo: um professor de matemática pode ensinar física, um professor de biologia pode ensinar química. Ou seja, há uma interdisciplinaridade na formação do professor, o que pode ser melhor aproveitado pela escola, a qual, deve também dar condições para que o professor se concentre em uma única escola. Um salário melhor seria um grande incentivo.
7.      Orientar melhor o currículo: Há diretrizes gerais sobre como deve ser o currículo. Deve-se definir temas importantes para nortear o cueeículo.
8.      Planejar o fornecimento dos insumos: Há uma precariedade dos insumos destinados a profissão.o s quais são mal utilizados pela instituição e até mesmo pelo professor. Ocorre também que a distribuição desses insumos é mal planejada.

Referência:

·        Oito desafios da formação de professores parte 1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WH6kuIPXkvA
·         Oito desafios da formação de professores parte 2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=42MugNVgQHI>


5 comentários:

  1. Gostei da divisão feita no texto, bem planejado, proporciona uma compreensão mais rápida, torna-se agradavél a leitura. Em relação a síntese do texto, muito bem elaborado, transmite com clareza o que foi discutido em ambos os vídeos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo resumo!
    Bernadete Gatti é uma estudiosa fantástica. Ela e outros cientistas da educação são imprescindíveis para a nossa formação!
    Cristina e Milena - Blog Quero ser Docente

    ResponderExcluir
  3. Essa Bernadete realmente é fantástica! Ótimo texto!

    ResponderExcluir