segunda-feira, 2 de maio de 2016

COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

O currículo por competências apresenta-se como recontextualização sem o fim de atender às nivas finalidades de formação docente: flexível e sujeita à avaliação permanente. A expectativa que se aponta para os educadores e para as sociedades em geral no momento é de que seja possível a construção de um espaço público de diálogo e de formulação de alternativas curriculares para a formação de professores, capaz de responder às críticas ao currículo por competências.
O que (não) há de novo?
- Escola sincronizada com as mudanças da sociedade, ajustadas ao mercado;
- Avaliação na capacidade <=> Atuação profissional.
As décadas de 60 e 70:
- Enfoque comportamentalista e Fragmentador, atuação profissional;
- "alunos com bom desempenho possuem bons professores ou professores eficientes". 
Ainda que o governo, gestado com maior envolvimento popular, esteja mantendo as mesmas ações no que concerne à formação de professores, fato que merece uma investigação particular dos interesses e das concepções envolvidas.  

~Marcos A. e Jonatha C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário