Inforgráfico é uma combinação de fotografia, desenho e texto. É uma representação visual de informações. É uma grande ferramenta para se explicar assuntos ou temas de uma forma mais dinâmica e ilustrada. Sabemos que ensinar (em especial matemática) não é uma tarefa fácil, então utilizar métodos modernos e ilustrativos podem tornar o aprendizado mais significativo e eficaz.
Devemos levar em conta vários fatores para o uso dessa ferramenta no ensino da matemática.
Com isso marcamos aqui dois temas importantes quando usamos inforgráficos no ensino da matemática:
1- Despertar o interesse do aluno por meio dos recursos visuais.
O infográfico deve chamar a atenção do aluno. Se criado com recursos visuais atrativos e interessantes ele despertará a observação do aluno pelo assunto. Infográficos tem de ser interativos! Deve fazer com que o aluno desperte interesse pelo texto e não fique entediado.
2- As informações devem ser bem distribuídas e seguirem uma sequência lógica. Semelhante as construções de mapas conceituais não podemos simplesmente encher o infográfico de informações e embaralhar a leitura do aluno. Se isso acontecer o principal objetivo desse recurso (despertar o interesse do aluno e facilitar o aprendizado) será perdido.
Segue como exemplo um Infográfico, em língua espanhola, que trata de "Como medir a altura de uma árvore" por meio de conhecimentos básicos de matemática e proporcionalidade.
(Blogueiros: Marcos André e Jonatha Gonçalves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário